Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. Aliás, é o exercício físico um dos protagonistas para uma vida longa e saudável.
Em um momento em que muitas pessoas estão em casa devido ao COVID-19, as novas Diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário, enfatizam que todos, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativos e que todo tipo de movimento conta.
As novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos. Isso inclui pessoas que vivem com doenças crônicas ou deficiências, além de uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Economia com gastos com saúde
As estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.
As diretrizes incentivam as mulheres a manter a atividade física regular durante a gravidez e após o parto. Eles também destacam os valiosos benefícios à saúde da atividade física para pessoas que vivem com deficiências.
Os idosos (com 65 anos ou mais) são aconselhados a adicionar atividades que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.
A atividade física regular é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e impulsionar a saúde do cérebro.
Vida longa e saudável
Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar, e pode ajudar a adicionar anos à vida e vida a anos, ou seja, nos permite envelhecer com mais qualidade. Por isso, cada movimento conta. Devemos todos nos mover todos os dias — com segurança e criatividade.
Toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhada, bicicleta). Mas também através da dança, brincadeiras e tarefas domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza da casa, por exemplo.
A atividade física de qualquer tipo e qualquer duração pode melhorar a saúde e o bem-estar. E se você precisa passar muito tempo sentado, seja no trabalho ou na escola, você deve fazer mais atividade física para combater os efeitos prejudiciais desse comportamento sedentário.
As novas diretrizes da OMS destacam a importância de ser ativo para nossos corações, corpos e mentes, e como os resultados favoráveis beneficiam a todos, de todas as idades e habilidades.
LEIA TAMBÉM:::: A diferença entre emagrecer e otimizar a composição corporal
5 dicas para você iniciar
Para ter uma vida longa e saudável, vou listar algumas atividades físicas que você pode praticar, e que não tem como você achar desculpas para não fazê-las. Mas lembre-se de realizar um check-up médico regular antes de iniciar uma atividade física mais intensa.
1. Crie uma rotina de exercícios em casa
Algumas pessoas prosperam com rotinas, mesmo fora das obrigações. Adicionar atividade física à sua rotina diária pode normalizá-la e aumentar a chance de você fazer isso todos os dias.
Encontre o melhor momento para treinar. Se você não é uma pessoa matutina, não se force a acordar de madrugada para correr. Em vez disso, pratique atividade física durante a tarde.
Em seguida, dê um passo adiante e planeje os exercícios que fará a cada dia. Você pode decidir fazer ioga um dia, andar de bicicleta no dia seguinte e ir ao parque com seus filhos no terceiro.
Ou você pode optar por dividir o dia concentrando-se em diferentes áreas do corpo. Existem infinitas maneiras de criar uma rotina de exercícios que se adapte aos seus objetivos e habilidade, então experimente um pouco para ver qual rotina funciona para você.
2. Defina metas para você mesmo
Às vezes é mais fácil realizar uma tarefa quando você tem uma meta pela qual trabalhar. As metas podem ser tão simples quanto 150 minutos de atividade física por semana. Ou você pode almejar algo mais desafiador, como ganhar músculos ou treinar para uma maratona.
Você pode até mesmo se comunicar com sua academia ou personal trainer e obter conselhos sobre quais objetivos definir e como trabalhar em direção a eles de maneira segura e eficaz.
3. Improvisar equipamento de exercício
Se você acha que está limitado pela falta de equipamentos em casa, você pode se matricular em uma academia. Ou você pode improvisar com orientação de um profissional da área da Educação Física. Você pode usar garrafas de água cheias para levantar pesos ou usar as escadas no lugar de uma máquina de escada. Você também pode usar móveis ou as paredes de sua casa para exercícios de resistência. O que não pode existir é desculpa para não realizar atividades físicas!
Você pode até aumentar sua atividade física diária simplesmente mudando a maneira como usa o equipamento diário. Por exemplo, corra ou suba as escadas correndo em vez de caminhar para aumentar sua frequência cardíaca.
Tente incluir atividade física em situações que normalmente são sedentárias, como fazer alongamentos suaves enquanto assiste TV ou usar os intervalos comerciais para fazer alguns agachamentos ou flexões.
Caminhar é um ótimo exercício que requer apenas as pernas, portanto, faça várias caminhadas curtas pela casa — isso também conta como atividade física.
4. Pegue um pouco de ar fresco
Se andar pela sua sala pode ser chato, saia e dê um passeio pelo seu quintal, se tiver um. Ou leve seu cachorro para passear e passar algum tempo brincando, para que todos façam as atividades necessárias. Uma caminhada é uma ótima maneira de sair ao ar livre sem deixar de seguir as regras de distanciamento social.
5. Lembre-se de que as tarefas também contam
As tarefas domésticas são alguns dos exemplos mais subestimados de atividades físicas que você pode fazer em casa, e você ficaria surpreso com a quantidade de energia que requerem.
Na verdade, estudos descobriram que as tarefas domésticas são tão eficazes quanto malhar na academia ou correr todos os dias. Eles ajudam a manter seu coração saudável enquanto mantêm sua casa limpa — uma solução ganha-ganha.
Portanto, não se esqueça de incluir aspirador e jardinagem quando estiver se perguntando sobre seus níveis de atividade física, uma vez que ambas as atividades são ótimas para se manter ativo.
Jardinagem e outros trabalhos no quintal são algumas das melhores maneiras de ser fisicamente ativo enquanto está em casa.
Não tenha mais desculpas
Se você quer ter uma vida longa e saudável, é melhor começar agora mesmo seus exercícios físicos. E como não precisa já sair correndo uma maratona. Atividades físicas simples são um excelente início para dar adeus a uma vida sedentária.
Não é nenhum segredo que a atividade física é crucial para um estilo de vida saudável. O movimento de qualquer tipo promove uma boa saúde cardíaca, ossos fortes e equilíbrio melhorado. Ficar sentado o dia todo pode até reduzir a sua vida.
Portanto, siga as dicas que dei acima e comece agora mesmo um novo capítulo na sua história, marcada por uma vida longa e saudável! E se você quer saber quais alimentos podem te dar mais energia para seus treinos, confira o vídeo que publiquei no meu canal do Youtube!