Exames Laboratoriais

Quando os resultados estagnam, muitas vezes nos perguntamos por que não conseguimos avançar. Mesmo cuidando da alimentação, do treinamento e de outros fatores, precisamos também estar atentos ao nosso exame de sangue, que contém 6 importantes marcadores, que iremos apresentar nesse e nos próximos parágrafos!

1)      Insulina X Glicose – cada vez mais o aumento da glicose sanguínea ou da insulina basal é observada nos pacientes. A insulina elevada (resultante de um alto consumo de carboidratos ao longo do tempo) faz com que o corpo capte mais glicose, transformando em gordura para acumular. Muito comum encontrar pacientes que já se encontram na faixa do que a literatura chama de resistência a insulina, e mesmo com dietas muito restritivas alcançam quase nenhum resultado!

                   Você lembra da última vez que dosou sua insulina sanguínea? Importante não confundir ela com os níveis de glicose!

2)      TSH , T4 e T3 – a tireoide é a principal glândula do organismo que controla grande parte do nosso metabolismo. Alterações na produção de TSH tanto para mais quanto para menos indica alteração do funcionamento normal do metabolismo. É sempre importante acompanhar juntamente com um endocrinologista esses resultados. Hipo ou hipertireoidismo são facilmente diagnosticados e seu tratamento é efetivo.

Além de fazer a requisição desses exames, o profissional nutricionista pode lhe ajudar na prevenção e na correção de exames alterados, e para cada caso é preciso analisar uma estratégia que se adeque melhor.

 

                Nos dias atuais ainda é muito comum que o estresse, estilo de vida a má alimentação mude completamente nossa formação hormonal. Abaixo exemplificamos alguns deles:

3)      Testosterona: Tanto nos homens quanto nas mulheres a testosterona influencia na manutenção e crescimento das células musculares. Esse hormônio é naturalmente elevado em homens. Mulheres com um nível aumentado costumam ter mais facilidades de manter seu percentual de gordura reduzido. Homens com níveis de testosterona reduzida (abaixo de 200ng/dL) têm prejuízo d o desempenho físico e o ganho de massa muscular. A nível de saúde e desportos  procuramos manter seus níveis entre 500-600ng/dL.
                  Você sabia que dietas restritivas caloricamente e deficitárias de gorduras boas e proteínas também afetam esse hormônio? 

4)      Estradiol – o hormônio característico na mulher, é o principal responsável pelo acúmulo de gordura, mas também pela homeostase dos ossos, cognição e diversos outros mecanismos. Homens que apresentam níveis muito altos de estradiol (acima de 39,0 ng/dL) podem ter maior facilidade de acumular gordura. Esse processo chama-se aromatização = quando parte da testosterona é transformada em estradiol. Há algumas estratégias de suplementação que auxiliam a reduzir essa conversão.

Além de fazer a requisição desses exames, o profissional nutricionista pode lhe ajudar na prevenção e na correção de exames alterados

Você lembra da última vez que dosou esses hormônios?


 Outros 2 marcadores que temos que prestar atenção nos exames de sangue, principalmente se os resultados não vão como esperado.

5)      Zinco e Magnésio – ambos minerais participam da formação muscular. Quando possuímos deficiência de Zinco geralmente temos dificuldade em manter ou aumentar massa muscular. E a deficiência de magnésio tem sido diagnosticada na maioria dos pacientes com sobrepeso e obesidade. O que nos indica que bons estoques de magnésio influenciam na manutenção do peso e ainda na regulação de alguns sinalizadores corporais que também permitem o ganho de massa muscular.

6)      Vitamina D3 25 hidroxi – o aumento do nível de vitamina D no corpo pode prevenir ou ajudar a tratar um grande número de desconfortos: desde a obesidade até a artrite, da pressão alta às dores nas costas, do diabetes às câimbras musculares, das infecções nas vias respiratórias superiores às doenças infecciosas e da fibromialgia aos cânceres de mama, cólon, pâncreas, próstata e ovário. Ela pode proteger a gravidez, apoiar a manutenção do peso ideal, reduzir o crescimento celular anormal e prevenir doenças crônicas. O seu estoque adequado é considerado acima de 30 ng/dL. Pacientes com deficiência dessa vitamina podem apresentar dificuldades de manter o peso e também de promover o crescimento das células musculares.

Quando foi a última vez que você solicitou algum desses exames para seu médico ou nutricionista?
               Se está na hora de uma compreensão MAIS PROFUNDA, do por quê seus resultados não vem como você gostaria, temos uma solução para você!
               Analisamos seus hábitos alimentares, estilo de vida e prática de treinos associando esses resultados aos seus EXAMES DE SANGUE!

 

Isso mesmo, você pode solicitar uma MENTORIA explicativa sobre seus resultados e colher boas condutas de intervenção da nossa consultoria ON LINE, focada na análise do seu exame de sangue!

Mande uma mensagem no numero abaixo para obter maiores informações, nesse número também você pode enviar seus últimos resultados de exames!

              Aguardarei seu contato se julgar que podemos te ajudar nessa RICA INVESTIGAÇÃO que é a análise de EXAMES BIOQUÍMICOS!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?