A diferença entre emagrecer e otimizar a composição corporal

Você está visualizando atualmente A diferença entre emagrecer e otimizar a composição corporal

 O processo de emagrecimento não é apenas perder gordura. Ele inclui também um amplo estudo da composição corporal e otimização da massa magra em equilíbrio com a gordura que precisa existir em nosso corpo.

 

Imagine duas pessoas. Ambos têm o mesmo peso e têm a mesma altura. Porém, podemos observar uma grande diferença nas divisões de massa magra caso um apresente sobrepeso e o outro um elevado conteúdo de massa magra. Ficará claro, ao olhar para eles, que ambos não têm a mesma composição corporal.

 

No entanto, se você visse apenas o índice de massa corporal (IMC), que é calculado como o peso dividido pela altura ao quadrado, eles teriam a mesma categorização.

 

Por isso, quando falamos em emagrecimento, é necessário saber como otimizar também a composição corporal. E sobre isso que trato no artigo a seguir. Confira!

 

O que é composição corporal?

Antes de tudo, é preciso entender o que é a composição corporal. Ela é a proporção da massa magra (água, ossos, músculos e órgãos) e de gordura em seu corpo. Uma composição corporal saudável é aquela que inclui uma porcentagem menor de gordura corporal localizada principalmente na região visceral. Deve também conter uma porcentagem maior de massa magra, que inclui músculos, que previnem as quedas e mantém o equilíbrio das articulações.

 

Conhecer a composição corporal vai ajudá-lo a avaliar seu nível de saúde e condicionamento físico. Frequentemente, você medirá sua composição corporal no início de um programa de perda de peso ou condicionamento físico e, a seguir, verificará periodicamente para monitorar seu progresso.

 

Para entender melhor:

 

Gordura corporal é

Pode ser encontrada no tecido muscular, sob a pele (gordura subcutânea) ou ao redor dos órgãos (gordura visceral). O estoque de gordura é necessário para a saúde geral. Por exemplo, a “gordura essencial” ajuda a proteger os órgãos internos, armazena combustível para energia e regula hormônios importantes do corpo. Mas você também pode ter armazenamento excessivo de gordura corporal não essencial.

 

Massa magra inclui

Os ossos, água, músculos, órgãos e tecidos. Também pode ser chamado de tecido magro. Os tecidos sem massa gorda são metabolicamente ativos, o que significa que queimam calorias para obter energia, enquanto a gordura corporal não.

 

O percentual de gordura corporal é uma medida da composição corporal que informa quanto do peso do seu corpo é gordura. Existem intervalos normais de gordura corporal, que diferem para homens e mulheres.

 

Como fazer um emagrecimento saudável

Por exemplo, usar apenas o IMC para determinar se uma pessoa está com seu peso ideal não é a única ferramenta. Quando desejamos iniciar um processo de emagrecimento, otimizar a composição corporal é a melhor indicação.

 

Em geral, o IMC é separado nas seguintes escalas:

 

  • Abaixo do peso
  • Saudável
  • Excesso de peso
  • Obeso
  • Obesidade mórbida

 

E ser magro, ou saudável na escala IMC, nem sempre é sinônimo de ter saúde. Embora a sociedade tenda a criar padrões de beleza, indivíduos magros também podem correr o risco de doenças aparentemente reservadas para quem está visivelmente acima do peso, tais como:

 

  • Colesterol alto
  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Doença cardiovascular

 

E como otimizar a composição corporal?

Ou seja, uma composição corporal saudável será diferente para cada pessoa. Mas a gordura corporal é um dos fatores mais fáceis de manipular na conquista da saúde. Por isso, muitos métodos a mensuram.

 

Da mesma forma, a gordura corporal ideal de uma pessoa será diferente da de outra, com variáveis ​​como idade, níveis de condicionamento, variações hormonais e objetivos corporais. 

 

Acima de tudo, mais que apenas querer emagrecer, é preciso estar atento a sua composição corporal. Ou seja, uma pessoa aparentemente dentro do peso pode carregar um excesso de gordura, que não é detectado na balança devido à falta de massa muscular.

 

Por isso, antes de pensar em apenas emagrecer, busque orientação de um nutricionista. Ele saberá indicar o melhor tratamento para você atingir seus objetivos. Portanto, se quer mais informações sobre como ter um emagrecimento eficiente, baixe meu e-book sobre como ressignificar valores em relação à alimentação e atingir o peso ideal de maneira fácil e saudável.

 

Um beijo e até a próxima!