A gravidez é uma fase da vida em que o ganho de peso não é apenas desejável, mas também incentivado. Por isso, a nutrição durante a gestação deve ter atenção redobrada, visando sempre a saúde da mamãe e do bebê.
O ganho de peso recomendado pode depender de vários fatores, incluindo o peso antes da gravidez. Os requerimentos de alguns micronutrientes variam principalmente durante a gravidez e a amamentação. Por exemplo, as mães grávidas podem sentir náuseas ou fome – o tempo todo. Ou desejos estranhos que elas não conseguem explicar.
Por isso, a nutrição durante a gestação deve seguir algumas regras. Elas vão ajudar até mesmo nesses pequenos detalhes ao longo dessa fase mágica na vida das mulheres.
Recomendações dietéticas e calóricas
Para manter uma gravidez saudável, são necessárias aproximadamente 300 calorias extras por dia a partir do segundo trimestre. Essas calorias devem vir de uma dieta balanceada de proteínas, frutas, vegetais e grãos inteiros. Doces e alimentos industrializados devem ser reduzidos ao mínimo, e quando consumidos, devem ser com moderação.
A ingestão de líquidos também é uma parte importante da nutrição durante a gravidez. Por exemplo, você deve beber pelo menos 8 copos de água por dia, além dos líquidos de sucos e sopas. Mas é importante também restringir a ingestão de cafeína e adoçantes artificiais. E evite também todas as formas de álcool.
Uma boa nutrição durante a gravidez pode fornecer uma ampla gama de benefícios. Pode reduzir a probabilidade de complicações durante a gravidez e durante o trabalho de parto. Além disso, uma boa nutrição também pode ajudar a reduzir muitos dos sintomas da gravidez, tais como fadiga, enjoo matinal e alterações excessivas de humor.
Também pode minimizar a probabilidade de desenvolver anemia ou diabetes gestacional. Da mesma forma, certas vitaminas ou outras substâncias, como o ácido fólico, são vitais para minimizar a probabilidade de alterações congênitas.
Alimentos ideais para uma boa nutrição durante a gravidez
A boa nutrição ajuda no desenvolvimento do bebê e garante saúde extra para a mamãe. E na sua dieta, coloque:
Legumes
Cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, verduras cozidas, tomate e pimentão vermelho (para vitamina A e potássio)
Frutas
Melão, manga, ameixa, banana, damasco, laranja e toranja vermelha ou rosa (para potássio)
Laticínios
Iogurte desnatado, leite desnatado, queijos magros (para cálcio, potássio, vitaminas A e D)
Grãos
Leguminosas e cereais (para ferro e ácido fólico)
Proteínas
Feijão e ervilha, nozes e sementes, carnes magras, como frango, carne suína e alimentos fontes de ômega 3 como sardinha, salmão entre outros.
LEIA TAMBÉM>>> O papel da nutrição no combate às doenças
O que evitar durante a gravidez
Durante a gravidez, as mulheres precisam se atentar ao seu sistema imunológico. Ou seja, é extremamente importante que os alimentos consumidos sejam preparados de maneira cuidadosa e completa.
Também é importante evitar alimentos que possam apresentar um risco maior durante a gravidez. Por exemplo, as mulheres grávidas devem evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, como frutos do mar, carne ou ovos.
Da mesma forma, frutas e vegetais devem ser lavados com cuidado antes do consumo. Isso pode remover bactérias e partículas nocivas dos produtos. Por sua vez, a comida industrializada pode aumentar o risco de diabetes gestacional. Portanto, deve-se ter cuidado ao consumir esses produtos.
Uma boa nutrição é absolutamente necessária durante a gravidez. Mas também pode ser fornecida em todas as fases da vida. Além disso, para garantir a saúde ideal durante a gestação, um plano de nutrição funcional eficaz e um regime de exercícios devem ser desenvolvidos.
Portanto, caso precise de auxílio para sua nutrição durante a gestação, entre em contato. Vamos elaborar o plano funcional perfeito para você e para a saúde do seu bebê!
Conte com a nossa ajuda!