Alimentos que ajudam no controle da ansiedade

You are currently viewing Alimentos que ajudam no controle da ansiedade

A ansiedade é um problema comum para muitas pessoas. Por isso, ter controle da ansiedade pode evitar enormes problemas à qualidade de vida das pessoas.

 

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. A pesquisa concluiu que as pessoas que já tinham propensão à ansiedade tiveram seus sintomas aumentados, ou então passaram a sofrer desse transtorno.

 

E saber lidar com a ansiedade é um grande passo para se ter uma vida melhor. Afinal de contas, trata-se de uma doença, que pode desencadear outros males, como a depressão, por exemplo.

 

Uma das formas para ter melhor controle sobre a ansiedade é por meio da alimentação. Para isso, listo alimentos que você poderia inserir em seu plano alimentar se você já sofre com a ansiedade. Confira!

 

1. Salmão

O salmão pode ser benéfico para reduzir a ansiedade. Por exemplo, ele contém nutrientes que promovem a saúde do cérebro, incluindo vitamina D e os ácidos graxos ômega-3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

 

EPA e DHA podem ajudar a regular os neurotransmissores dopamina e serotonina, que podem auxiliar no controle da ansiedade. 

 

Além disso, estudos mostram que esses ácidos graxos podem reduzir a inflamação e prevenir a disfunção das células cerebrais. São elas as responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos mentais como a ansiedade.

 

Portanto, consumir quantidades adequadas de EPA e DHA também pode promover a capacidade do seu cérebro de se adaptar às mudanças (o que chamamos na neurociencias de plasticidade neuronal). Isso permite que você lide melhor com os estressores que desencadeiam os sintomas de ansiedade.

 

2. Camomila

A camomila é uma erva que pode ajudar a reduzir a ansiedade. Ela contém grandes quantidades de antioxidantes que comprovadamente reduzem a inflamação, o que pode diminuir o risco de ansiedade.

 

Além disso, vários estudos examinaram a associação entre camomila e alívio da ansiedade. Eles descobriram que aqueles diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) experimentaram uma redução significativamente maior nos sintomas após consumir o extrato de camomila, em comparação com aqueles que não o fizeram.

 

Outro estudo encontrou resultados semelhantes, pois aqueles que consumiram extrato de camomila por oito semanas viram sintomas reduzidos de depressão e ansiedade.

 

Por outro lado, por mais que esses resultados sejam promissores, a maioria foi realizada com extrato de camomila. Ou seja, mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos anti-ansiedade do chá de camomila, que é mais comumente consumido.

 

LEIA TAMBÉM>>> O papel da nutrição no combate às doenças

 

3. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria que contém curcumina. Ele é um composto estudado por seu papel na promoção da saúde do cérebro e prevenção de transtornos de ansiedade.

 

Estudos em animais e em tubos de ensaio sugerem que a curcumina pode aumentar o DHA de ácido graxo ômega-3 no cérebro. Isso permite ao sintetizá-lo de forma mais eficiente.

 

A curcumina também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias poderosas que demonstraram prevenir danos às células cerebrais.

 

Esses efeitos são parcialmente devido à capacidade da curcumina de reduzir os marcadores inflamatórios, como as citocinas.

 

Além disso, o consumo de curcumina demonstrou aumentar os níveis de antioxidantes no sangue, que tendem a ser baixos em indivíduos com ansiedade.

 

4. Chocolate Amargo

Incorporar um pouco de chocolate amargo à dieta também pode ser útil para aliviar a ansiedade. 

 

O chocolate amargo contém flavonóis, que são antioxidantes que podem beneficiar o funcionamento do cérebro.

 

Eles fazem isso melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro e promovendo sua capacidade de se adaptar a situações estressantes. 

 

Da mesma forma, esses efeitos podem permitir que você se adapte melhor às situações estressantes que podem causar ansiedade e outros transtornos de humor.

 

5. Iogurte

Se você sofre de ansiedade, o iogurte é um ótimo alimento para incluir em sua dieta. Ou seja, os probióticos, ou bactérias saudáveis, encontrados em alguns tipos de iogurte podem melhorar vários aspectos do seu bem-estar, incluindo a saúde mental.

 

Estudos demonstraram que alimentos probióticos podem promover a saúde mental e a função cerebral.

 

Como exemplo, em um estudo, indivíduos ansiosos que consumiram iogurte probiótico diariamente foram mais capazes de lidar com o estresse do que aqueles que consumiram iogurte sem probióticos.

 

6. Chá Verde

O chá verde contém L-teanina. Ele é um aminoácido que apresenta efeitos positivos na saúde do cérebro e na redução da ansiedade.

 

Em um pequeno estudo, pessoas que consumiram L-teanina experimentaram uma redução nas respostas de estresse psicológico. São elas as mais comumente associadas à ansiedade, como aumento da frequência cardíaca. 

 

Da mesma forma, outro estudo descobriu que aqueles que beberam uma bebida que continha L-teanina diminuíram os níveis de cortisol, um hormônio do estresse ligado à ansiedade.

 

Controle da ansiedade

Portanto, como você percebeu os alimentos que ajudam no controle da ansiedade podem ser facilmente inseridos em sua dieta. E de acordo com os estudos, eles apresentam diversos benefícios ao organismo.

 

Aliás, manter uma dieta equilibrada, aliada a atividades físicas regulares, proporcionam uma melhor qualidade de vida tanto para o corpo quanto para a mente. 

 

Por meio da nutrição funcional analiso todos os aspectos individuais do paciente para prescrever um plano nutricional. E questões como ansiedade fazem parte da minha abordagem.

 

Dessa forma, se deseja ter um plano nutricional com alimentos que ajudam no controle da ansiedade, entre em contato e agende uma avaliação. Tenho certeza que juntos conseguiremos excelentes resultados!

 

Um grande beijo!