Todos os dias nós nos alimentamos. Alguns alimentos são excelentes para nosso organismo, outros nem tanto… Mas existem alimentos que têm a capacidade de amenizar os sintomas de algumas doenças.
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um bom exemplo. Ela pode ter seus sintomas atenuados se a dieta for pensada para isso.
Existem diferentes possibilidades para tratar a SOP, mas uma alimentação balanceada sempre será um ponto extra para amenizar os sintomas.
Caso esse assunto seja uma novidade para você, minha dica é ler esse texto até o final. Além de explicar o que é a SOP afinal de contas, também darei recomendações de quais alimentos podem ajudar no tratamento. Confira:
O que é SOP?
A SOP é caracterizada por alterações hormonais. Então, ao contrário do que o nome pode sugerir, essa é uma disfunção hormonal, e não ovariana.
Isso significa que os ovários apenas sofrem as consequências das alterações hormonais, mas essas alterações trazem diferentes sintomas no organismo, como:
- Ciclo menstrual irregular
- Ganho de peso, especialmente em torno do abdômen
- Menstruação com fluxo intenso ou pouco fluxo
- Pele oleosa e acnes
- Resistência à insulina
- Dificuldade para engravidar
Mas porque isso acontece? Quando alguém tem SOP, ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é um processo natural e normal, formam-se vários que ficam acumulados. Eles não se rompem, permanecendo no ovário ciclo após ciclo.
Todo mundo com SOP tem cistos?
Não é todo mundo com SOP que desenvolve pequenos cistos nos ovários. Veja bem, os cistos são um sintoma da SOP, mas não a causa. Embora eles contribuam para o desequilíbrio hormonal, os próprios cistos são geralmente inofensivos.
Existem vários hormônios que participam destas alterações, mas os principais são os androgênios. Esses são hormônios masculinos normalmente produzidos pelos ovários, em quantidades pequenas e que nos casos de SOP estão aumentados.
Principais tratamentos para SOP
Ao contrário do que muitos imaginam, o tratamento para a SOP não se dá através de anticoncepcionais ou anti-diabéticos.
Na verdade, a SOP é uma condição para a vida, mas existem diversas opções que ajudam a minimizar os sintomas e prevenir complicações no futuro.
Algumas pessoas procuram medicina complementar incluindo tratamentos com ervas e suplementos para ajudar com os sintomas da SOP.
Um tratamento eficiente deve ter como objetivo:
- Visa regularizar os ciclos menstruais;
- Bem como combater o excesso de hormônios masculinos;
- Reduzir o peso/resistência à insulina quando necessário;
- Prevenir o câncer do endométrio;
- Diminuir o risco de diabetes tipo II e de síndrome metabólica.
Para que essa melhora generalizada aconteça, é fundamental que a modificação do estilo de vida aconteça por completo: através de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente.
Como amenizar os sintomas da SOP com a alimentação
Acredite se quiser: dietas com restrição de carboidrato, como as low carb, são as mais indicadas para amenizar os sintomas da SOP ou até mesmo restrição calórica..
Mas, é claro, a dieta para SOP tem suas particularidades.
Dietas low carb, cetogênicas e paleolíticas tradicionais que restringem o consumo de carboidratos e deixam as gorduras anti-inflamatórias e proteínas serem consumidas de forma menos restrita seria o ideal na escolha do protocolo dietético para a SOP.
Então, para amenizar os sintomas, é preciso controlar a ingestão de carboidratos e investir em alimentos naturalmente fonte de antioxidantes e ricos em gordura anti-inflamatória e que também devem fazer parte da rotina, tais como:
- Frutas vermelhas,
- Grãos e castanhas;
- Peixes e carnes magras;
- Carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico;
- Abacate;
- Coco;
- Azeite de oliva virgem.
Dicas de alimentação para viver melhor:
Muito cuidado com os alimentos industrializados, que os contém de forma “camuflada”. São com esses produtos, que podem parecer inofensivos, que muitas vezes agredimos nosso organismo. Prefira sempre os alimentos mais naturais possíveis.
Evite ao máximo os carboidratos refinados, brancos e simples, tais como pão, massas, biscoitos e cereais industrializados. Em contrapartida, consuma quantidades adequadas de proteínas.
Jamais exclua as frutas e dê preferência às vermelhas. Quando ingerir uma fruta com mais carboidratos, tenha o cuidado de combiná-la com alimentos ricos em proteínas ou gorduras, como castanhas, iogurtes e queijos.
Tudo isso combinado com exercícios físicos regulares farão você ter uma vida mais saudável e uma convivência mais tranquila com a SOP.
Gostou do conteúdo? Siga me acompanhando nas redes sociais para saber mais e receber mais dicas.