Como entrar em déficit calórico para emagrecer de forma saudável

Você está visualizando atualmente Como entrar em déficit calórico para emagrecer de forma saudável
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Emagrecimento

O verão está batendo na porta e esse é o momento em que todos querem perder peso. Por isso, é importante lembrar: precisamos buscar formas saudáveis de emagrecer. 

Muitas dietas prometem milagres e entregam grandes problemas. 

Quem pesquisa sobre isso na internet já deve ter encontrado alguns termos como “restrição calórica”, “balanço energético negativo” e “déficit calórico”. 

Por isso, neste blog vou falar sobre como entrar em déficit calórico para emagrecer de forma saudável. Vamos conferir? 

 

O que é déficit calórico?

Déficit calórico acontece quando uma pessoa consome menos calorias do que gasta. 

Essa é a base para qualquer dieta de emagrecimento.

Isso porque quando o corpo alcança esse estágio, para manter o metabolismo funcionando, o organismo utiliza os próprios estoques energéticos, eles podem ser proteína, gordura e também nossa reserva de glicogênio (que vem dos carboidratos).

É por esse motivo que o déficit calórico costuma ser uma das estratégias nutricionais de quem está em busca da redução de peso. 

Mas esse não é um processo simples e não deve ser feito por conta própria. É necessário o acompanhamento de um profissional, sempre!

Afinal, as calorias são essenciais para saúde e principalmente para a qualidade de treinos e práticas de atividades físicas. 

 

Déficit calórico e emagrecimento de forma saudável

O déficit calórico é o objetivo geral de toda dieta que visa perda de gordura ou emagrecimento de maneira geral

Claramente, a melhor forma de entrar em déficit calórico é diminuir a quantidade de refeições que vai gerar uma redução calórica total. 

Uma boa estratégia é comer em pratos menores, por exemplo. Isso ajudará muito a manter refeições de porções menores.

Mas vale lembrar que quando se trata de emagrecimento, não estamos falando apenas de diminuir quantidades. 

Para alcançar o déficit calórico, é necessário calcular da maneira mais precisa possível sua taxa metabólica basal (TMB), o quanto se está gastando na atividade física e não consumir menos do que a TMB, para não desacelerar o metabolismo.

 

Mas o que é o TMB?

A TMB é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

Essa taxa não é a mesma para todos os corpos. Existem muitos fatores que interferem na quantidade de calorias que uma pessoa deve ingerir, como:

  • Peso
  • Altura
  • Sexo
  • Nível de massa muscular 
  • Atividades realizadas no cotidiano 

Por isso, é necessário que o nutricionista entenda muito bem a rotina diária do paciente. É dessa forma que se pode calcular como deve ser feita a dieta para que seja saudável e eficaz. 

 

Proteínas e déficit calórico: entenda a relação 

É importante lembrar que a ingestão de proteínas é fundamental para o déficit calórico. Isso porque ela vai ajudar a evitar que haja perda de massa magra enquanto se está reduzindo a ingestão calórica.

Afinal, enquanto estamos em déficit calórico não queremos ganhar massa, apenas sustentá-la. 

Saiba a diferença entre massa magra e massa muscular aqui!

A quantidade de proteína recomendada seria em torno de 1,6g até 2,5g por quilo de peso, em média.

Então, opte por alimentos, como: 

  • Frango
  • Ovo
  • Leite
  • Peixe
  • Nozes 

Alimentos que dão mais saciedade como cereais, feijões e carnes magras também são uma ótima aposta.

Ou seja, para emagrecer não basta apenas diminuir a quantidade de alimentos. É necessário prestar atenção na qualidade do que se consome. 

 

Atividade física: aliada para emagrecer de forma saudável

 Como podemos ver, a fórmula do emagrecimento pode até ser simples, mas o processo não é. Isso porque ele envolve muitas coisas e não apenas a alimentação.

Atividades físicas são sempre uma boa pedida. A duração e a intensidade da atividade física reflete nos resultados e na velocidade do processo. 

 

Você pode começar devagar, mas o importante é começar e entender como a prática de exercícios pode realmente mudar a sua vida.

Além de elevar o gasto calórico, praticar exercícios as atividades físicas também contribuem para o ganho de massa magra que, por sua vez, aumenta a TMB.

A atividade regular como força e treinamentos periodizados também são importantes, sendo necessário sempre o acompanhamento de um profissional. 

Seguindo todos esses passos, o seu emagrecimento acontecerá de forma natural e saudável, que é o mais importante. 

 

Espero que esse artigo tenha ajudado você. 

Se você deseja saber mais sobre assuntos como esse, me acompanhe nas redes sociais. Lá, você sempre encontrará conteúdos sobre nutrição e saúde.