Ainda que o verão seja uma época de comidas mais leves, é comum chutar o balde nessa época, em função das férias. Quando a festa acaba, resta a pergunta: qual detox vai funcionar para mim?
É preciso tomar muito cuidado quando o desejo é eliminar as toxinas rapidamente. Pode ser clichê, mas devo repetir: cada corpo é um corpo, e você precisa saber o que funciona para você.
Além do mais, não existe detox milagroso que fará você desinchar e perder muitos quilos repentinamente. De forma saudável, isso é praticamente impossível de acontecer.
Como esse tema pode gerar muitas dúvidas, especialmente sobre a efetividade do detox, resolvi escrever esse artigo.
Se você tem curiosidade pelo assunto e quer planejar o melhor detox pós-férias, continue lendo:
Como funciona o detox?
Precisamos lembrar que o corpo naturalmente elimina as toxinas geradas ao longo do tempo. Para isso, o fígado e os rins precisam estar saudáveis, porque eles são responsáveis por esse processo.
O detox geralmente é procurado logo após o cliente sentir-se mal ou estar com sensação de estufamento logo após episódios que extrapolaram a comida ou bebida.
No entanto, uma dieta detox tem como objetivo a ingestão de alimentos específicos durante um tempo específico, normalmente 5-10 dias.
A ideia é que essa dieta irá auxiliar esses órgãos (fígado e rins) a eliminar as toxinas mais rapidamente.
O perigo do detox milagroso
É preciso tomar muito cuidado com dietas detox radicais. Elas podem ocasionar diversos prejuízos à saúde que vão desde carências de nutrientes, hipoglicemia, fraquezas e tonturas além de redução drástica das proteínas que regulam nossa saciedade.
As reações disso vão depender de cada organismo, mas de forma geral, as dietas restritivas podem causar:
-
Alteração no metabolismo:
Depois de um período de restrição calórica e perda de musculatura, o metabolismo desacelera e o corpo passa a dificultar a redução de peso, focando no acúmulo de gordura.
-
Consumo inadequado de proteínas:
Sem proteínas a formação de hormônios e reparação de tecidos fica prejudicada. Assim como impactar os níveis de ferro, favorecendo o desenvolvimento da anemia.
Para um detox saudável você deve diminuir:
Para que sua dieta seja equilibrada e ainda ajuda você a eliminar as toxinas de forma mais fácil, evitar alguns alimentos são importantes.
Por exemplo, alimentos processados, cheios de aditivos, listas intermináveis de ingredientes, não são uma boa opção se a ideia é desintoxicar. Por isso, evite os ultra industrializados.
Alimentos ricos em açúcar refinado e em gordura saturada também não são bem-vindos durante esse período.
Alguns dos alimentos são:
- Refrigerante;
- Cafeína;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos com corantes;
- Alimentos fritos.
Caminho para um detox saudável
Uma excelente prática detox que você pode adotar para toda vida é o exercício físico. Com certeza isso vai ajudar muito você a eliminar aquilo que você deseja e ainda fará você se sentir muito bem.
Para um detox saudável e eficiente, aposte nas verduras e novas formas de consumir vegetais. Busque incluí-los em pelo menos duas refeições principais.
As frutas também são ótimas aliadas. Algumas das desintoxicantes que vão lhe ajudar muito são:
- Abacaxi;
- Maçã;
- Melancia;
- Laranja;
- Limão;
- Melão.
Além dos antioxidantes, elas também são ricas em vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos.
Alimentos como canela, gengibre, água de coco também são uma aposta certeira.
Os dois primeiros possuem capacidade antioxidante e termogênica, que auxiliam na eliminação de toxinas e na perda de calorias.
Já a água de coco possui minerais como sódio, potássio, cálcio e fósforo, que são essenciais para o metabolismo ósseo, por exemplo.
Sucos podem ser aliados:
As frutas que citei acima você pode consumir da forma que preferir, em quantidades adequadas de acordo com a sua necessidade diária e estratégia definida.
No entanto, muitas pessoas preferem realizar o consumo através de sucos pela sua praticidade no dia a dia.
O coringa dos sucos é que você pode fazer diversas combinações de alimentos, incorporando chás, outras frutas e até mesmo água de coco.
Confira alguns exemplos de mistura de sucos:
- Cenoura, beterraba e laranja;
- Maçã, laranja e gengibre;
- Couve com chá verde;
- Abacaxi, couve e laranja;
- Couve, limão e pepino.
Se você gosta de dicas como essa, vai gostar dos conteúdos que produzo para o meu Instagram. Continue me acompanhando por lá e viva esse verão de forma mais saudável e feliz.
Espero que você tenha gostado desse texto!
Nos vemos nos próximos assuntos nutricionais por aqui ou em @nutrimai