Estagnei nos resultados da minha dieta: e agora?

You are currently viewing Estagnei nos resultados da minha dieta: e agora?

 

Quando começamos uma estratégia nutricional, temos um objetivo. E por isso, é comum as pessoas ficarem preocupadas quando estagnam nos resultados da dieta.

 

Aliás, é bastante comum receber aqui no meu consultório pacientes que não estão mais alcançando os resultados dentro do que esperavam. Seja ele a perda de peso, seja melhorar a disposição para atividades físicas, e também ser a relação de ganho da massa magra.

 

Desse modo, essa estagnação está associada a toda nossa estratégia nutricional. Ou seja, você já deve ter reparado que quando você muda a estratégia nutricional, você tem mais resultados nas primeiras semanas, e é óbvio que isso vai acontecer.

 

Afinal de contas, toda vez que você muda seu estímulo de treino, muda sua dieta, naturalmente a resposta do seu metabolismo será bem diferente.

 

Vamos aprofundar esse tema, e entender porque estagnamos nos resultados da dieta?

 

Nosso corpo é esperto

O nosso metabolismo e organismo é muito inteligente. Ou seja, ele aprende a ter novas estratégias de burlar as mudanças que você está promovendo na sua estratégia nutricional.


Nos primeiros dias, tudo funciona que é uma maravilha e conseguimos ver os resultados aparecendo. Mas, com o passar dos dias, quando são adotadas estratégias como restrição calórica, aumento das calorias na sua dieta, ou aumento do consumo de proteína, entre tantos outros, seu corpo começa a perceber as mudanças.

 

E o que ele faz? Quando percebe que essa mudança foi abrupta, ele tenta de alguma forma se proteger. E o que ele pode fazer em relação a isso é desacelerar o metabolismo ou reduzir a mobilização de gordura como forma de proteção.

 

E aí temos a percepção de que estagnamos nos resultados da dieta.

 

Leia também::: O que é a memória metabólica?

 

O que fazer?

Quem já fez acompanhamento com nutri, sabe que nas primeiras semanas é comum notar mais diferenças. É seu metabolismo. Mas a dúvida é quanto os resultados param de aparecer.

 

Quando isso acontece, sugiro estar atento a três pontos:

 

Taxa de ingestão proteica

A sua taxa de ingestão proteica está reduzida? Você vem aumentando sua proteína dietética ou você quase não come proteína? 

 

O consumo de proteínas alimentares podem promover o aumento da estrutura corporal de massa magra.

 

Toda vez que o indivíduo tem mais massa muscular ele tende a usar mais energia no seu repouso. E dessa forma, os resultados continuam acontecendo

 

Restrições calóricas excessivas

Você vem fazendo restrições calóricas excessivas a ponto de sua taxa metabólica basal estar adulterada e reduzida?

 

É preciso também estar atento à sua necessidade de energia diária. Por exemplo, se sua necessidade diária é de cerca de 2 mil calorias, e você consumir 1.800, haverá redução do seu peso, já que você estará queimando mais calorias do que queimou. 

 

Mas se você baixou sua taxa de necessidade diária para 1.800 calorias/dia, e vem consumindo essa mesma quantidade há muito tempo, é claro que você estagnará em sua dieta. Por isso, mais que restrição calória, é preciso associar sua estratégia nutricional a atividades físicas.

 

Restrição de carboidrato muito severa

A sua restrição de carboidrato está sendo muito severa, a ponto de você não conseguir manter o seu substrato energético, tanto para as funções basais quanto para sua prática esportiva?

 

Esse é outro problema que faz as pessoas estagnarem em sua dieta. É preciso ter um equilíbrio na restrição de carboidrato, pois é necessário o mínimo de glicose para podermos realizar a beta oxidação, e também  para que você siga com energia necessária para suas atividades esportivas. Caso contrário, você não terá sequer disposição para seguir sua rotina de treinos.

 

Você também pode gostar::: O exercício físico como protagonista para uma vida longa e saudável

 

Siga a orientação da nutri

Dessa forma, esses três pontos podem contribuir para você estagnar nos seus resultados da sua dieta. Mas é imprescindível a prática de exames regulares, como de sangue, de tireoide, entre outros exames hormonais que costumo falar nos meus artigos e vídeos que posto no Youtube.

 

Ou seja, somado a isso, faça sempre o acompanhamento com a nutricionista, que saberá identificar como está sua estratégia nutricional e fazer os ajustes necessários quando você perceber que não perde mais ter resultado.

 

Portanto, é sempre preciso lembrar que perder peso é diferente de emagrecer. Mais que ver números a menos na balança, precisamos medir qual sua taxa de gordura corporal e seu índice de massa magra. 

 

Espero que tenha gostado do artigo sobre como não estagnar nos resultados da dieta. E já aproveito para indicar meu e-book sobre as bases do emagrecimento eficiente. É só clicar no link abaixo e baixá-lo gratuitamente agora mesmo. Tenho certeza que vai adorar!

 

QUERO MEU E-BOOK SOBRE EMAGRECIMENTO AGORA!