5 principais motivos do paciente não retornar à sua clínica 

You are currently viewing 5 principais motivos do paciente não retornar à sua clínica 
  • Post author:
  • Post category:Mentoria

Um grande dilema dos nutricionistas é fidelizar os clientes. E para isso, conhecer os motivos do paciente não retornar à sua clínica é um passo importante.

 

Saber compreender os motivos permite que você possa corrigir. Afinal de contas, ninguém quer ter cada vez menos pacientes, reduzindo receitas e, em últimos casos, o obrigando a até mesmo fechar sua clínica.

 

E para ajudar a compreender o que faz os pacientes deixarem de ir à sua clínica, separei uma lista com o que considero os cinco principais motivos. Vamos lá?!

 

#1. Imagem que o nutricionista passa

O primeiro motivo do paciente não retornar à sua clínica é como você se porta. Eu vejo que há dois posicionamentos clássicos dos nutricionistas, aquele que cobra demais, e aquele que não cobra.

 

Mas esse posicionamento deve variar conforme o desejo do paciente. Ou seja, há aqueles que querem ter uma cobrança mais firme, no estilo personal trainer mesmo. Eles querem que o nutricionista fique em cima, coloque metas, seja duro.

 

E há também aquele paciente que não quer esse tipo de cobrança. E quando o nutricionista cobra muitas coisas para ele já fazer no primeiro mês, ele acaba não aderindo e às vezes sequer retorna à clínica para dar sequência ao plano nutricional.

 

Por isso, cabe ao nutricionista avaliar qual o perfil do seu paciente e tomar a melhor conduta. Assim, é certo que ele irá retornar à sua clínica.

 

#2. Dar o tempo de ajuste

Outro motivo do paciente não retornar a sua clínica pode estar relacionado à falta de tempo de ajuste. Ou seja, é quando o paciente tem a vontade de mudar, mas ele ainda não criou uma condição favorável, seja familiar, seja de estímulos.

 

E nesse sentido ele precisa de um certo tempo para se organizar, ver em casa o que ele tem disponível em termos de alimentação e o que precisará comprar. Também ele precisará se organizar para ter tempo para preparo das refeições, ou então encontrar quem a prepare para ele.

 

E dependendo do nível de cobrança do nutricionista, ele pode se desestimular e desistir da mudança nutricional proposta para a vida dele. 


Nesse caso você sugerir parceiros que auxiliem com a entrega de alimentação saudável e prática pode ajudar muito! No meu curso Nutris que Transformam eu ensino exatamente como fazer as parceiras de maneira certa!

#3. Valor muito alto

O terceiro ponto que listo como motivos do paciente não retornar à sua clínica está relacionado com o aspecto financeiro. Infelizmente, há pacientes que esperam preços mais acessíveis para um plano nutricional, e sabemos que nem sempre isso é possível devido aos diversos custos envolvidos. 

 

Uma sugestão que dou às nutricionistas é a elaboração de pacotes, que podem variar de acordo com o objetivo do paciente. Dessa forma, você torna seu atendimento mais acessível e dá ao paciente a possibilidade de escolher aquele que melhor se encaixa no seu bolso.

 

LEIA TAMBÉM: Dicas para ter um atendimento inesquecível e fidelizar seu paciente

 

#4. Não ver resultado

Um dos pontos que mais fazem os pacientes não retornarem às clínicas é a falta de visualização de resultados. Para nós talvez seja fácil entender que para se atingir os objetivos, será necessário todo um processo. Mas isso foi repassado ao paciente? Ele sabe que para atingir seus objetivos são necessários uma série de etapas e que os resultados não são imediatos?

 

Por isso, uma conversa franca com o paciente, procurando também entender seus objetivos, é essencial para fidelizá-lo em sua clínica. E mais, colocar metas no curto e longo prazo e explicá-las ao paciente é de extrema importância para alinhar as expectativas.  Dessa forma, o paciente saberá como será o processo e quando seus objetivos serão correspondidos. 

 

#5. Não interagir com o paciente

O paciente quer ter um acompanhamento. E diferente do que listamos no item 1, a interação é diferente da cobrança. Quando falamos em interação, é quando o nutricionista realiza o acompanhamento, se coloca à disposição, pergunta como está o plano nutricional e se coloca a disposição para tirar as dúvidas.

 

Pessoas gostam de pessoas, se você entender melhor isso certamente vai conseguir criar maior vínculo com seu cliente!

 

É necessário ainda estimular o paciente a retornar sua clínica para que o acompanhamento presencial também seja feito. Uma sugestão que dou é que esse retorno após a primeira consulta seja gratuito, quando então conseguimos oportunidade de vender novamente um plano a esse paciente, e quem sabe até os pacotes de consultas nutricionais. 

 

Aplique na sua clínica

E então? O que achou dos motivos? Essa lista é uma percepção que tenho em relação aos motivos do paciente não retornar a sua clínica, e elaborei com base em minha vivência. Com o passar do tempo fui observando onde haviam problemas, e procurei os corrigir da forma mais prática e responsável possível.

 

O mais importante de tudo é dar a atenção que o paciente merece. Toda pessoa que chega à sua clínica, chega com dúvidas, e cabe a você enquanto profissional procurar esclarecer, dar as respostas e indicar um tratamento que seja acessível e claro a ele.

 

Espero que tenha gostado do artigo sobre os cinco principais motivos do paciente não retornar à sua clínica. E lhe convido a me seguir nas redes sociais. Estou no Facebook, Instagram e Youtube compartilhando sempre informações valiosas!

 

Até a próxima e dê sempre total atenção aos seus pacientes!