Massa magra e massa muscular. Tenho certeza que em algum momento você já ouviu esses dois termos em algum momento, seja na academia ou com sua nutri.
Para um entendimento básico, magro é quando as pessoas querem parecer mais definidas e atléticas. Enquanto que volume é quando as pessoas querem aumentar o tamanho de seus músculos e parecer mais musculosas.
Para ampliar o conhecimento sobre massa magra e massa muscular, preparei o artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!
O que é massa magra?
A massa corporal magra, ou apenas massa magra, é o peso total do seu corpo menos todo o peso devido à sua massa gorda.
Ele é composto por:
- Órgãos
- Pele
- Ossos
- Água Corporal
- Massa muscular
Ela compreende muitas partes. Dessa forma, qualquer alteração no peso dessas áreas pode ser registrada como alterações na massa magra.
Lembre-se de que o peso de seus órgãos não mudará muito. A densidade óssea diminuirá com o tempo, mas não afetará significativamente o peso.
Portanto, duas áreas principais para focar com a massa magra são a água corporal e a massa muscular.
O que é massa muscular?
E quando as pessoas falam sobre ganhar músculos comendo mais proteína ou treinos de construção muscular, o que elas realmente estão falando é ganhar ou construir sua massa muscular esquelética.
Isso ocorre por causa dos três principais tipos de músculos:
- Cardíaco
- Liso
- Esquelético
Este último é o único tipo de músculo que você pode crescer e desenvolver ativamente por meio de exercícios e nutrição adequados.
Para ganhar massa muscular, é fundamental aliar a prática de exercícios à boa alimentação.
Dessa forma, o fortalecimento dos músculos requer um equilíbrio entre massa magra e gorda, e são essenciais para a saúde.
Além disso, o músculo é mais denso do que a gordura. Ou seja, se você aumentou seus níveis de atividade, mas não está perdendo peso, pode ser por ganhar massa muscular magra.
Leia também::: O exercício físico como protagonista para uma vida longa e saudável
Massa magra e massa muscular
Enquanto a massa magra inclui a massa muscular — bem como o peso de seus órgãos, ossos, pele e água corporal. Essencialmente, é tudo, exceto gordura corporal. Já a massa muscular se refere apenas ao peso de seus músculos.
Todo mundo sabe que a massa muscular desempenha um papel no aumento do desempenho no treino, mas também pode desempenhar um papel na sua saúde geral.
Em um artigo no The American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores apontam que o músculo desempenha um papel importante no metabolismo das proteínas de todo o corpo.
Isso é particularmente importante quando se trata da resposta do seu corpo ao estresse — incluindo recuperação de trauma ou doença.
A massa muscular também pode desempenhar um papel importante na prevenção de certas condições e doenças crônicas. Além disso, ganhar massa muscular pode lhe dar mais energia e músculos mais fortes para realizar as tarefas diárias e prevenir de lesões.
Fortalece sua massa muscular
Ou seja, massa magra e massa muscular são relacionadas, apesar de diferentes. Nesse sentido, o fortalecimento da massa muscular tem um papel fundamental para a nossa saúde.
Dessa forma, a nutrição é uma aliada no processo, entregando ao corpo todos os nutrientes necessários para o fortalecimento dos músculos. Mas lembre-se sempre que cada corpo é único e, o que deu certo para uma pessoa, pode ser diferente para outra.
Nesse caso, o ideal é sempre ter o acompanhamento de uma nutricionista, que indicará o melhor planejamento nutricional para seus objetivos, quer seja ganhar mais massa muscular, ou mesmo manter seu peso dentro de uma condição saudável de qualidade de vida.
Espero que as dúvidas sobre massa magra e massa muscular tenham sido respondidas. E caso queira seguir recebendo muitas dicas e orientações, assine minha newsletter. É só clicar no botão abaixo!
Saiba tudo sobre As Bases da Hipertrofia. Baixe agora meu e-book gratuito. É só clicar aqui!