5 erros que você não pode cometer para emagrecer

Você está visualizando atualmente 5 erros que você não pode cometer para emagrecer

É comum vermos pessoas tentarem perder alguns quilos em programas de emagrecimento. Porém, fazendo isso elas estão colocando em risco sua própria saúde, por não terem os cuidados necessários com a alimentação. Desse modo, se você que deseja emagrecer de forma saudável, veja os 5 erros que você não pode cometer para emagrecer.

1. Má interpretação de ganho e perda de peso

Muitas pessoas não entendem que o peso é um número que sofre influência de diversos fatores, por exemplo a variação de fluidos no corpo. Isso acaba alterando o valor real da quantidade de quilos perdidos, dependendo da hora do dia em que se pesou. O peso da pessoa pode variar até 2kg dependendo da hora do dia e da quantidade de líquidos e alimentos ingeridos.

Além disso, os hormônios também têm papel influente nesta questão, por contribuírem para a retenção de líquidos. Principalmente em mulheres, devido ao aumento dos níveis de estrogênio.

Praticar atividades físicas é uma boa opção para deixar seu corpo ativo, auxiliando na perda de gordura e ganho de massa muscular. Quando isso começar a acontecer, você perceberá as roupas ficando mais largas, porém o peso pode não variar muito.

2. Não equilibrar na quantidade

Mais um dos erros que você não pode cometer para emagrecer, é comer demais. Quem pretende perder peso, precisa ter um certo controle sobre a alimentação, para manter o déficit calórico e conquistar este objetivo.

Erramos ao pensar que podemos comer um alimento saudável em quantidades exageradas, pois nessas proporções, seus valores calóricos podem tornar-se elevados.

Para emagrecer, você deve queimar mais calorias do que consome. E isso pode depender de pessoa para pessoa. Junto a isso, também é comum as pessoas acharem que estão consumindo mais calorias do que realmente estão, e acabam ingerindo menos calorias do que o indicado, por não possuírem nenhuma referência.

Essa redução drástica de calorias pode ser danosa ao nosso organismo, podendo o paciente desenvolver desaceleração do metabolismo e perda de massa muscular.

3. Praticar exercícios de forma abusiva

Associar a perda de peso com ficar horas na academia é um erro muito comum, considerando que na prática de exercícios há perda de peso.

Podemos notar que alguém que se dedica às atividades físicas promovem menos perda de massa magra e maior eliminação de gordura, e já evita um desaceleração no metabolismo. O resultado é incrível, pois você percebe que quanto mais mago estiver, mais fácil fica de perder ou manter o peso.

Porém, a prática abusiva de exercícios pode acarretar em problemas de saúde, como o estresse e variação de hormônios de adrenalina, que estão diretamente ligados ao estresse.

Forçar a prática de atividades físicas apenas para a perda calórica não é eficaz e recomendado. E deve ser substituídos por exercícios que irão realmente contribuir para um emagrecimento de forma correta.

4. Se comparar com resultados de outra pessoa

Comparar seus resultados com os de outras pessoas na mesma situação é um erro muito grave. Cada pessoa é única e irá responder de formas diferentes para o mesmo estímulo. Por isso, busque se concentrar nos seus próprios objetivos e desligue-se dos outros.

5. Não contar com a ajuda de um especialista

Tentar perder peso sozinho é algo muito arriscado, pois como vimos, pode acarretar em problemas de saúde. Para perder peso com segurança, é fundamental que você tenha o acompanhamento de um profissional, pois ele saberá lhe informar todas as questões sobre os alimentos, os tipos de nutrientes que ele oferece e aliar isso à sua necessidade.

 

Quer emagrecer com saúde e segurança? Entre em contato comigo e agende sua consulta. Ah e se você gostou desse assunto, me siga nas redes sociais para ficar sempre por dentro de dicar como esta! Até o próximo post.