O papel da nutrição no combate às doenças

You are currently viewing O papel da nutrição no combate às doenças

Você já ouviu falar que a melhor farmácia é uma horta? É disso que nós vamos falar aqui nesse post: O como a nutrição auxilia no combate às doenças.

O sistema imunológico


O corpo humano é composto por diversos sistemas que exercem funcionalidades diferentes. O sistema responsável por driblar doenças que atacam o organismo, é o imunológico, que ativa os glóbulos brancos para fazer nossa defesa . Além disso, uma boa imunidade garante que você se recupere mais rapidamente de lesões ou doenças. Mas para que a defesa do corpo seja eficiente, é necessário que esse sistema seja alimentado. Para ilustrar essa função, você pode pensar que no seu corpo existem diversos agentes que lutam contra as doenças, mas eles só poderão lutar se estiverem fortes e bem alimentados.

Qual o papel da nutrição no combate às doenças e no sistema imunológico?


A nutrição correta é o que “arma” os agentes combatentes de doenças. Esse processo de combater doenças só ocorre se os agentes, ou melhor, as células de defesa, produzirem reações bioquímicas que eliminam os corpos estranhos do nosso organismo. Mas as reações só acontecem quando ingerimos os minerais, vitaminas e aminoácidos corretos.

A melhor forma de fortalecer esse sistema é nutri-lo. Quando consumimos alimentos pobres em nutrientes e ricos em gorduras ou açúcares, enfraquecemos nossas células de defesa.

Veja também: 5 erros que você não pode cometer para emagrecer

E o que eu devo comer para fortalecer esse sistema?


Aqui a palavra-chave é variedade! Não existe apenas um alimento que você deve consumir para fortalecer seus sistema imunológico. Por exemplo, se você consome apenas um tipo de verdura ou um tipo de fruta, o seu sistema imunológico não será fortalecido. Deste modo, aposte em cores no seu prato, experimente novos sabores! Aqui vão algumas dicas para você escolher alimentos para fortalecer seu sistema imunológico:

Alimentos in natura: essa categoria engloba os alimentos que não passam por processos industriais e não contêm conservantes.
Frutas cítricas: frutas como a laranja e o limão são ricos em vitamina C, que pode prevenir gripes e resfriados.
Alimentos anti-inflamatórios: peixes como o Salmão ou Atum, ricos em ômega 3, são ótimos para prevenir dores de garganta, por exemplo.
Alimentos integrais: esse grupo de alimentos, principalmente pães e massas, passam por menos processos de refinação, o que lhe agrega maiores quantidades de nutrientes


Sempre tenha em mente que nenhuma atitude isolada resolve situações complexas. Mantenha a variedade em seu prato, prove novos sabores, seja um aventureiro na alimentação.

Para ver mais conteúdos como este, me siga nas redes sociais e fique sempre por dentro!