Qual a dieta mais indicada para quem quer ganhar massa magra?

You are currently viewing Qual a dieta mais indicada para quem quer ganhar massa magra?

Em primeiro lugar, para ganhar massa muscular, é fundamental aliar a prática de exercícios à boa alimentação. Do mesmo modo, o fortalecimento dos músculos e um equilíbrio entre massa magra e gorda são essenciais para a saúde. Confira neste post qual a dieta mais indicada para quem quer ganhar massa magra!

Como ganhar massa muscular:

  • Ter proteínas e carboidratos incluídos na alimentação;
  • Fazer a prática de exercícios com foco no ganho da massa muscular;
  • Respeitar o descanso entre os treinos;
  • Seguir uma dieta para ganhar massa;
  • Fazer alongamento;
  • Dormir bem.

Dieta mais indicada para quem quer ganhar massa magra

O cardápio para ganhar massa muscular deve incluir proteínas magras, carboidratos integrais, frutas e verduras. Porém, é de extrema importância consultar um nutricionista antes de iniciar sua dieta.

Confira a seguir, algumas dicas que separei, que poderão lhe ajudar a ganhar massa muscular de forma saudável:

  • Indica-se fazer refeições balanceadas a cada três horas. Isso torna-se importante para manter o aporte calórico total da dieta equilibrado.
  • As proteínas são muito importantes neste tipo de dieta, pois ajudam a reparar os músculos, que sofreram micro lesões devido à pratica das atividades físicas.
  • As claras de ovos também são muito indicadas nessa dieta. A maior diferença entre eles é o teor relativo de aminoácidos, a velocidade de absorção e disponibilidade para o músculo, sendo o whey protein isolado o de mais rápida absorção.
  • Os carboidratos também são muito importantes, pois são fonte de energia. Podem ser consumidos carboidratos mais complexos ou moderados, como o arroz integral e pão integral.

Veja também: 5 erros que você não pode cometer para emagrecer

O que comer antes dos treinos?

Eu indico que a última refeição sólida seja feita de uma hora a uma hora e meia antes do treino. Além disso, essa refeição pode ter carboidratos complexos, como batata doce, mandioca, pão integral ou massa integral.

O treino para ganho de massa utilizará o carboidrato como fonte de energia, e só utilizará a proteína em maior quantidade caso o carboidrato faltar.

E no pós treino?

Para que o ganho de massa ocorra, eu indico ingerir proteínas e carboidratos de rápida aborção logo após o treino.

Desse modo, você pode ingerir ovos, carnes, peixes, frutos do mar. Bem como consumir suplementos líquidos. Por exemplo o whey protein isolado ou albumina.

O carboidrato do pós-treino pode ser mais complexo ou de moderado índice glicêmico, como um pão integral, arroz integral, batata doce, tapioca associada à chia .

Caso você tenha optado por uma suplementação líquida logo após o treino, é indicado que  faça refeições sólidas nas próximas refeições do dia.

Espero que estas dicas tenham lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a alimentação para o ganho de massa muscular. Todavia, quero reforçar que para você seguir uma dieta de forma saudável, é imprescindível a consulta com um profissional de nutrição.

Para ficar por dentro deste tipo de conteúdo, me siga nas redes sociais! Até o próximo post.